Marketing Digital

Marketing Digital de A a Z: o que você precisa entender para ter sucesso nos negócios

E então, você está buscando saber o que, afinal, é o marketing digital do qual parece que todos falam hoje em dia, estou certa?

Mesmo que você pense que o marketing para ser digital é apenas montar um blog, site ou até mesmo uma fan page para então começar a realizar vendas no mundo inteiro, saiba que não, a verdade passa muito longe disso, inclusive.

Agora, se você está buscando ferozmente entender o que realmente é o marketing digital, o seu conceito, as ferramentas que você pode utilizar e melhor, por onde começar, continue lendo, pois esse artigo é ideal para você!

Marketing digital: tão importante quanto saber usar é saber o conceito, sabia?

Bem, o primeiro passo para que você consiga saber realmente o que é marketing digital é analisando a sua definição. Afinal, tão importante quanto saber utilizar o marketing é saber o seu conceito.

Isso porque o marketing digital está longe de ser fácil, então você precisa entender passo a passo para que consiga ter mais resultado com o seu ecommerce ou até mesmo com a sua loja física, se a sua ideia é levá-la também para o online, por exemplo.

E, para que você consiga entender a fundo o conceito de marketing digital, pense no processo de compra de uma televisão, ok?

O seu primeiro pensamento para comprar uma televisão não está em ir para uma loja, seja ela física ou online, mas em procurar informações como a marca, o modelo e custo-benefício no Google ou em qualquer outro motor de busca.

Encontrando a televisão que deseja, você então irá começar a buscar pelos melhores preços, comparando de loja para loja e analisando até se é mais válido comprar uma televisão similar que está pela metade do preço.

E isso tudo, meus caros amigos, é realizado pela internet.

Somente depois desse processo inteiro é que você, então, decidirá se é mais vantajoso comprar logo pela internet, que você já está acessando, ou ir numa loja ver as possibilidades e promoções que te aguardam por lá.

Posso ser sincero? Quase sempre a compra é realizada pela internet, inclusive, segundo o site O Globo, de cada mil pessoas 38,2% fazem suas compras online contra 30,9% que dizem comprar pelas lojas físicas.

Aí voltando a realidade e sem pensar em você como interessado em comprar uma TV, mas como dono ou gerente de um ecommerce ou loja física que esteja inserida no online, você poderia estar dentro de algum processo de compra de algum consumidor que viu na sua loja uma oportunidade, não poderia?

E sabe esse conjunto de informações e ações que você pode fazer por meios digitais para promover sua marca e empresa e, assim, estar dentro de um processo de compra de algum consumidor? Então, isso se chama marketing digital.

Sendo exatamente por esse motivo que o marketing digital é considerado uma grande oportunidade para que empresas, assim como a sua, reforcem suas marcas e consigam multiplicar vendas, já que cerca de 60% da compra é feita antes mesmo do consumidor entrar em contato com o vendedor, como você viu na situação da televisão.

As pessoas querem analisar os produtos e serviços por conta própria, a internet possibilita isso. E com isso, você pode ter vantagens na escolha do consumidor por utilizar o marketing digital.

Mas afinal, como aplicar o marketing digital no seu negócio?

Agora que não te resta mais dúvidas sobre o que é o marketing digital, nada mais justo do que saber quais são as técnicas mais utilizadas para aplicar no seu negócio, certo?

As técnicas mais utilizadas, tanto por empreendedores digitais quanto por empreendedores físicos, e que são conhecidas por trazerem resultados muito positivos, são:

  • Marketing de conteúdo;

Ps: Que é a técnica que estamos utilizando nesse artigo, pois tem como objetivo te educar e informar sobre o assunto, fazendo com que você respeite nossa marca e nos tenha como referência.

  • Redes sociais (que é conhecido por muitas pessoas acharem que é somente jogar um link que irá vender no facebook);
  • Email Marketing;
  • Otimização de conversão;
  • Marketing de busca.

Então o objetivo do marketing digital é apenas vender pela internet?

Segundo Philip Kotler: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado – alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificando o potencial lucro.”

Logo, você está enganado se acha que o marketing digital tem o intuito de apenas realizar vendas.

Na verdade, os objetivos do marketing digital são claros. Não é apenas vender mais, mas conseguir fidelizar clientes, ampliar a visibilidade da sua marca, produtos e serviços.

Além disso, têm como objetivo também gerenciar sua marca, construir uma boa relação empresa-consumidor, educar o mercado e o melhor, estimular colaboradores.

Viu como “vender mais” acaba sendo mais uma consequência do que o principal objetivo? Com o marketing digital você consegue estar mais próximo do seu consumidor, fazendo com que ele seja fiel e te tenha como referência de compra na área em que atua.

Conclusão: que ferramentas de marketing digital posso utilizar no meu negócio?

O marketing digital não é simples, como você conseguiu ver nesse artigo, ele possui muitos processos, mas existem algumas ferramentas que podem facilitar e muito o seu dia a dia.

Essas ferramentas servem para te auxiliar em várias situações, como na pesquisa de palavras-chave, na análise de métricas e também no email marketing. Dá só uma olhada nas principais ferramentas:

  • SemRush: é uma das ferramentas mais completas para que você consiga monitorar o desempenho das palavras-chaves orgânicas;
  • Mailchimp: é uma ferramenta que te ajuda no envio e automação de emails. Essencial para email marketing;
  • Survey Monkey: é uma ferramenta que possibilita que seus clientes recebam questionários e assim, você consegue saber o que as pessoas estão pensando sobre o seu negócio;

Conclusão: chegou a sua vez te ter sucesso nos seus negócios com o marketing digital

Depois desse verdadeiro guia sobre o marketing digital, agora é sua vez. Várias ferramentas surgem quase que diariamente no marketing digital, então sempre busque aprendizado e conhecimento para implementar no seu negócio e, assim, ser sempre a primeira opção de consumidores na área em que você atua.

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email