No post anterior falamos sobre o impacto que o blog tem em seu negócio e qual o seu papel no marketing digital.
Conforme prometido, hoje falaremos sobre SEO, pois SEO e Blog precisam andar lado a lado, visto que os buscadores priorizam artigos bem escritos e isso envolve títulos, conteúdos, palavras-chave, tags e imagens.
SEO envolve estratégias para melhorar o desempenho do seu blog junto aos mecanismos de busca.
Antigamente essas otimizações se concentravam apenas nas palavras-chave, mas isso ficou no passado, atualmente os algoritmos dos buscadores levam em consideração outros fatores que vão bem além de somente palavras-chave.
Saiba quais são e como usá-los:
Título
Os Títulos precisam ser atrativos e convincentes. Não pense somente como redator, pense como o leitor do seu blog, se o título chamaria a atenção, pois eles são decisivos para definir o sucesso ou fracasso.
Precisa ser esclarecedor e despertar o interesse, pois tudo começa por ele, a atração, o engajamento, a captação de leads, o relacionamento até a conversão e a fidelização.
Os títulos devem ser urgentes, ou até ser a resolução de um problema, algo que os leitores procuram e encontram com facilidade.
Não podem ser grandes, visto que dependendo do tamanho, podem ser cortados pelos buscadores.
Dicas Importantes:
- Conter uma palavra chave;
- Não ultrapassar 65 caracteres para o SEO;
- Não conter muitas vírgulas;
- Se tiver mais de uma página, cada página precisa de um título exclusivo.
O título é a isca, o leitor precisa “fisgar”, para que seu trabalho não tenha sido em vão.
Palavras-Chave
A maior importância da Palavra-Chave é que o leitor saiba no momento da busca ao que se refere seu artigo.
Faça pesquisas do assunto ou do seu negócio, sobre quais são as palavras mais buscadas.
Há ferramentas de busca gratuitas como SEMrush ou Google Keyword Planner.
Você pode ter escrito um artigo “perfeito”, mas se não houver a palavra certa sobre o seu negócio ou o assunto, será um artigo qualquer.
Meta-Descrição
A Meta-Descrição nada mais é que um pequeno texto que descreve a sua página.
Não deixe de usá-la, pois quando sua página não possui meta-descrição, os buscadores usam o primeiro parágrafo do seu artigo para defini-la e nem sempre será o mais relevante para o momento.
Ela será um resumo do conteúdo, a diferenciação de uma página para outra, e nada melhor do que ser feita por você mesmo.
O seu limite é de 155 caracteres para não ser cortada pelos buscadores.
É importante usar pois é o primeiro resumo que aparece para os usuários e é nesse momento que eles decidem onde clicar.
Imagens
As imagens estão ganhando cada vez mais espaço, pois além de serem encontradas nos menus de imagens dos buscadores, ajudam o leitor a interagir com o artigo.
Imagens, infográficos e vídeos fazem com que o leitor “respire” ao ler sem cansar do assunto.
Mas como os buscadores ainda não lêem as imagens, é você quem precisa dizer que aquela imagem faz parte do seu artigo.
Como?
Definindo uma alt tag, um termo alternativo que é mostrado caso a página não carregue.
Assim, os próprios buscadores conseguem ler e relacionar a imagem ao artigo.
Dicas Importantes:
- Não use textos longos (máximo 5 palavras);
- Use palavra-chave;
- Salve a imagem do tamanho que será apresentada;
- Hospede a imagem no mesmo domínio do seu site.
Otimização de URL
Normalmente esquecemos de que a URL precisa estar de acordo com o artigo e acabamos deixando o WordPress gerar automaticamente com as palavras dele, o que é péssimo.
Otimize a URL de acordo com o seu artigo, não esqueça que a palavra-chave é muito importante pois ajuda tanto os buscadores, quanto os usuários a identificarem o assunto da página.
Dicas Importantes:
- Evite URL’s longas;
- Use a palavra-chave;
- Use hífen (-) para separar as palavras;
- Não use letras maiúsculas;
- Não use acentos.
Viu como não é tão difícil?!
É só seguir as dicas e mãos à obra, bora criar autoridade e otimizar o SEO para do blog.
Mas, se ainda assim você precisar de uma ajudinha, nós estamos aqui de Alma e 💚