Machine Learning

Como o Machine Learning impacta seu negócio

Você já percebeu como grandes marcas, semelhantes a Netflix, sabem exatamente o que você gostaria de ver? É assim que a Machine Learning impacta seu negócio.

Por isso, ofertas recomendadas pela Amazon com base no que você já comprou ou recomendações de filmes e séries da própria Netflix com base no que já assistiu são super normais quando tratamos de Machine Learning, uma tecnologia que dificilmente percebemos em ação no nosso dia a dia, mas que traz vários benefícios.

Imagine poder gerar modelos de relatórios que analisam grandes quantidades de dados e entregam resultados surpreendentes de forma precisa e rápida. Tentador, não acha? Isso está cada vez mais comum na digitalização das mais variadas empresas que conseguem mapear dados importantes para identificar oportunidades que podem fazer a diferença no faturamento.

E mais, a Machine Learning pode te ajudar na prospecção de novos clientes ou na venda dos seus produtos.

Continue lendo este artigo para descobrir como essa tecnologia impacta seu negócio e o que você pode fazer para aproveitar ao máximo.

Afinal, o que é Machine Learning?

No ano de 1952, Arthur Samuel criou um programa para o computador jogar damas com os humanos, e conforme o jogo acontecia, ela aprendia com os erros e acertos do adversário para elaborar estratégias e prever os movimentos para que suas jogadas fossem mais precisas do que antes.

Sete anos depois, criou o termo Machine Learning, uma inteligência que analisa o histórico de dados e estatística para entregar o melhor resultado previsível com a menor chance de erro possível.

Lembra do que tratamos no começo deste artigo? Pois bem, muitas empresas usam isso na recomendação de conteúdo ao analisarem o histórico de reprodução ou rejeição do usuário para fornecer a melhor opção de acordo com seus gostos.

Qual a importância do Machine Learning para os negócios?

Podemos entender o ML como uma ferramenta muito importante para o empresário, que deve se adaptar constantemente aos aprendizados dessa inteligência que influencia diretamente no comportamento do consumidor dos seus produtos.

A inteligência do ML é usada diariamente para resolver diversos problemas que surgem com a demanda de pesquisas dos usuários. E sua organização pode se beneficiar com todos os dados produzidos por essa ferramenta em diferentes momentos.

Tipos de Machine Learning

A máquina pode ser ensinada a fazer coisas diferentes, mas você tem noção de como?
Apresentamos as 4 formas de fazer isso:

Aprendizado Supervisionado

Nesse caso, é necessário apresentar ao algoritmo exemplos rotulados com suas respectivas respostas. Para isso, vamos usar um exemplo de fraude: para identificar uma fraude no cartão são apresentadas diversas situações em que determinado tipo de comportamento pode ser considerado uma fraude para que máquina entenda o padrão e, no momento em que isso acontecer, possa impedir.

Veja aqui tendências e comportamentos da fraude online!

Aprendizado Não Supervisionado

Aqui, diferente do aprendizado anterior, os algoritmos não recebem uma série de exemplos rotulados. O sistema não encontra respostas corretas, logo, precisa se basear nos dados para buscar estruturas parecidas. É necessário que ele classifique e organize sem interferência alguma, utilizando as técnicas que forem necessárias. Veja, nesse método o algoritmo pode identificar os principais atributos que separam certos segmentos de clientes para serem melhor aproveitados na campanha de marketing da sua empresa.

Aprendizado por Reforço

Lembra de quando estava na escola e precisava estudar cada vez mais e aprender com os erros? Nesse caso, é bem parecido, o sistema aprende através de erros e acertos que são recompensados ou penalizados. O objetivo é maximizar os acertos com as melhores recompensas, para dessa forma, aprender a melhor estratégia que poderá ser usada.

Aprendizado Semi-supervisionado

No aprendizado semi supervisionado o algoritmo manipula dados supervisionados e não supervisionados. Podendo ser usado como método de classificação ou até reconhecimento facial. Eventualmente, são usados dados não supervisionados, pois custam menos e exigem menos esforço para serem adquiridos.

E quais são as Vantagens?

Não existem dúvidas de que utilizar a tecnologia do Machine Learning traz muitas vantagens, vamos conhecer algumas:

A ferramenta pode consumir e processar dados diferentes em uma velocidade surpreendente e em tempo real. Melhorando a oferta para o seu cliente a todo momento.

O algoritmo atua diretamente sobre o aprendizado de pesquisa da marca através do marketing (aprenda a aplicar o Marketing Digital no seu negócio) tornando-a mais eficiente. Também ajuda na conversão do cliente, processando os dados que chegam e mostrando o melhor momento de impactar com algum contato.

Dessa forma, a vantagem é maior, pois a machine learning pode aprender constantemente com o passado para prever o melhor resultado a todo momento.

Os dados que a machine learning fornece podem ajudá-lo a prever o
comportamento de compra do cliente para guiá-lo de forma correta em toda sua jornada ao identificar padrões e segmentos que você provavelmente pode não ver.

Logo, através da análise do histórico de compras, procuras e intenções, a máquina calcula o valor da vida útil do cliente, permitindo assim, otimizações para futuras interações.

Como o Machine Learning é aplicado?

Com a inteligência do machine learning as empresas podem aplicá-las em diferentes meios, confira:

Você provavelmente já foi atendido por chats com robôs que gerenciam o envio e recebimento de mensagens, seja em sites ou até mesmo no WhatsApp.

Com o histórico de compra e navegação do cliente, o software consegue prever comportamentos de fraudes e riscos para alertar quando possivelmente pode acontecer.

Sabe as recomendações de páginas ou produtos no Facebook? Ou até mesmo os anúncios nas redes sociais? Com base no histórico de navegação, acesso, compras e interações, a machine learning identifica padrões para mostrar produtos, serviços, músicas ou filmes parecidos com o que o usuário pesquisou e tem preferência.

Quando o usuário faz pesquisas no buscador, a máquina analisa e fornece pesquisas relacionadas exatamente com o que o usuário necessita de forma mais precisa e rápida. Isso acontece através do aprendizado constante da ML que consegue analisar os dados e entender de forma precisa os melhores resultados para serem apresentados.

Agora que você conhece a Machine Learning e sabe a importância de aplicá-la, está na hora de começar a colocar em prática o que aprendeu para melhorar seu negócio. Ah, e se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Artigos relacionados

O que achou desta publicação?