A criação de ecommerce de sucesso deve começar na etapa de planejamento e, após definido o planejamento inicial as próximas etapas são práticas e merecem ser seguidas com disciplina e atenção.
1. Pesquisa e análise são essenciais para o ecommerce
Pesquise tudo o que puder sobre mercado online e marketing digital – sem isso não há mínima possibilidade de você ter sucesso em um ecommerce. Entenda onde a sua empresa pode entrar nele.
A ideia de que não é preciso um planejamento estratégico ou um plano de marketing, pois os negócios virtuais são mais baratos, são alguns dos fatores que fazem muitas empresas virtuais fracassarem no seu negócio.
Pelo contrário, é fundamentar fazer análises sobre a concorrência e a possibilidade de vender suas linhas de produto e serviços pela internet.
Algumas perguntas chaves podem te ajudar nessa análise, como:
- Esse produto vai vender na web?
- Já está saturado na internet?
- Mesmo que a resposta da última pergunta seja não, o produto é próprio para venda na internet?
Vale ressaltar que os produtos e serviços que alavancaram o comércio virtual esse ano foram os cosméticos, serviços de beleza, livros, medicamentos, eletrônicos em geral e itens de informática – de acordo com dados da consultoria de mercado digital E-bit.
Investir então nesses produtos? Bem, tais categorias já tem as suas personas, então é importante procurar outros nichos para se diferenciar no mercado online.
2. Legalize a sua empresa
Uma empresa de ecommerce também precisa ter todas as suas documentações em dia, mesmo sendo uma organização virtual.
É essencial ter as documentações do negócio em dia, como empresa legalmente estabelecida e CNPJ. Isso é essencial para adquirir status de empresa e não de vendedor informal de ecommerce.
Além disso, sem a documentação em dia você não poderá oferecer nota fiscal ao comprador – o que pode deixá-la bem inseguro em realizar compras na sua loja virtual.
3. Escolha a plataforma de vendas mais adequada
Plataforma de comércio eletrônico nada mais é do que o sistema que você vai escolher para realizar as vendas na internet. Atualmente existem muitas plataformas de todos os preços.
Escolher a plataforma depende de quanto você vai investir no negócio. O melhor é, antes de decidir pela plataforma, faça pesquisas.
Você pode ir ao Ciclo MPE.net – a programação passa pelo Brasil inteiro ao longo do ano. Assim pode, por exemplo, conhecer melhor os detalhes do comércio eletrônicos das plataformas.
Uma dica também é contar com profissionais especializados, que te darão todos os detalhes de cada plataforma disponível. Ou melhor, procure um desenvolvedor ou consultor de confiança e peça e contrate essa pesquisa para mais essa parte do planejamento estratégico de seu negócio online.
E outra, desconfie de preços muito abaixo dos praticados pelo mercado em geral. Optar por uma plataforma com tecnologia de baixa eficácia é mais um fator para fracassar no meio virtual.
Existem até plataformas de ecommerce gratuitas, mas sua empresa terá de configurá-la conforme o seu negócio, integrar sistemas de pagamento ou gateways e instalar ferramentas de medição, entre outras necessidades, exigem muita profissionalização – o que acabará fazendo sua empresa gastar o mesmo ou até mais do que contratando uma plataforma paga.
4. Soluções de pagamento
Vale ressaltar que quanto mais opções para pagamento o seu cliente tiver à disposição para ele na sua loja virtual, melhor e você tende a vender mais. Mas também quanto mais opções de pagamento, mais trabalho para o administrador da rede.
É recomendável que a loja virtual aceite, pelo menos, as principais formas de pagamento, como boleto bancário e cartões de crédito.
Uma consultoria afirma que existem 17 formas de pagamento por internet, mas obviamente você não precisa contar com todas elas na sua loja virtual.
5. Pesquisas de satisfação e avaliação da marca
É essencial saber a impressão e opinião do internauta e consumidores em relação a seu ecommerce e seu site. Assim, a empresa pode criar um canal de comunicação com o cliente que possibilite avaliar o serviço oferecido por sua loja virtual.
O cliente é um excelente parceiro para melhorar a qualidade de seus serviços pela internet. Essas pesquisas de opinião podem ser feitas no próprio site, telefone, email, formulário de contatos, entre outros. E não se esqueça, as perguntas de opinião devem ser feitas de forma que permitam respostas claras e objetivas.
6. Tenha um bom parceiro de logística
Se sua empresa virtual será de varejo, a logística é um dos principais desafios para o ecommerce. Pesquise parceiros logísticos de confiança para que os pedidos sejam entregues na data e sem avariações.
Atrasos na entrega são imperdoáveis, geram a maior parte de reclamações pelos consumidores e dificilmente um cliente que teve uma entrega com atraso voltará a comprar da sua loja virtual – portanto, contar com bons parceiros logísticos também faz parte do planejamento estratégico de um ecommerce.
Mesmo assim o produto vai atrasar? Então faça diferente da maioria das empresas de ecommerce, mande um comunicado ao cliente com nova previsão de entrega, já se desculpando pelo atraso.
7. Informações ao cliente
No ecommerce o cliente não está em contato com o produto, o que significa que ele deposita a sua confiança na empresa, aguarda a entrega e confia que a loja virtual vai atendê-lo, caso aconteça algum problema.
Se ele não consegue entrar em contato com a loja rapidamente, vai se sentir inseguro, e o equilíbrio desta relação vai se romper: a loja perde o cliente.
Existem muitas formas de manter o relacionamento com o cliente que compra, como o email, onde a empresa envia uma mensagem padrão para avisar da compra de produtos pelo cliente, da aprovação da compra e previsão de entrega.
Essa comunicação é fundamental para que o cliente se sinta seguro em relação à transação que acabou de fazer com a empresa.
Nos canais de venda web, essa comunicação não pode levar mais do que uma hora para ser feita. Mas se a empresa tem condições de investir mais, ela pode colocar à disposição do cliente um chat online e até mesmo um canal direto de Whatsapp.
Uma outra opção é investir em um canal de telefone, que possibilita uma comunicação ainda mais próxima com o cliente.
8. Tenha e seja claro sobre a política de privacidade, devolução e trocas
Política de privacidade, devoluções e troca de mercadorias são informações obrigatórias para estarem no site e também não deixa de estar entre o planejamento estratégico da empresa. Isso é importante para proteger a empresa, caso aconteça um desses casos citados, pois o cliente já estará previamente avisado.
Principalmente a política de devolução de produtos é importantíssima na hora do planejamento estratégico para montar o ecommerce pois evita desentendimento com clientes.
Alguns produtos podem ser danificados no transporte e a empresa precisa estar pronta para agir caso isso aconteça. Lembre-se: na rede transparência, clareza e linguagem direta valem confiança e fidelizam o cliente.
9. Cuidado com o manuseio dos produtos
Por falar em logística, é importantíssimo acondicionar produtos em embalagens adequadas – caso contrário pode esperar confusão à vista.
Por exemplo, livros e móveis precisa de cuidados para embalagem, mas não como, por exemplo, bolos de aniversário, flores e peixes de aquário, por exemplo. Atenção a isso na hora do planejamento estratégico.
Uma dica valiosa é investir em uma experiência de compra onde o cliente, ao receber a mercadoria, se surpreenda não só com a segurança da embalagem, como também receba algum bônus, como um cupom para a próxima compra.
10. Tenha um certificado de segurança
Os selos, como o próprio termo já fala, vão atestar a segurança do site. Há diversas empresas que conferem esses selos, a partir dos riscos que a loja virtual está exposta.
Com isso, as empresas dão um feedback orientando o cliente a criar um site mais confiável para ter o selo de segurança. Assim, o cliente pode navegar tranquilamente na sua loja.
Viu só como não é possível aderir ao mundo virtual sem um planejamento estratégico e vários outros detalhes? Então siga as nossas recomendações e comece já o seu projeto.
Caso precise de ajuda em qualquer das etapas citadas acima, não hesite em procurar um profissional de marketing que poderá te auxiliar em cada passo do seu sucesso.