Hoje a gente vai falar daquilo que praticamente todos têm e que muitas vezes não conseguem fazem bom uso, não aproveitando os recursos gratuitos e descartando oportunidades de expansão do seu trabalho.
(E não, não é força de vontade)
Vim falar sobre conexões em redes sociais, em específico o queridinho das fotos mas que não podemos dispensar as legendas que oferece: O Instagram.
Já leu algo que você pensou “puts, meio óbvio” mas que você nunca parou para realmente praticar o que viu, seja por não saber fazer direito ou achar que, por ser tão simples, é indispensável?
Pois é, se eu fosse você eu continuaria lendo esse texto visualizando exclusivamente o seu próprio perfil – se quiser, pegue um papel e caneta e anote possíveis insights.
Ação 1: Faça stories
Como você conta suas histórias do dia a dia para pessoas que tem intimidade? Aposto que é sempre “contar por contar”, por pensar que independente de qualquer coisa elas vão ouvir por que já conhecem você para te gostar.
Os seguidores podem até gostar do que você mostra no feed, mas os seus por quês de ter feito a publicação, sua vontade de conectar-se com pessoas que têm contato com o que você faz, sua meta na plataforma e os motivos que distinguem sua conta de contas semelhantes, têm maior facilidade de serem mostrados de forma clara no stories do que no feed, pela praticidade ao abrir a câmera do celular e simplesmente conversar, e por consequentemente, criar conexão em menor tempo.
Não faça somente à toa, é possível aplicar estratégia de engajamento e conteúdo no stories. Um exemplo comum que você não pode esquecer: Faça chamada para ação sobre o post que acabou de publicar, pode ser em vídeo ou por escrito no próprio stories com o post compartilhado “Clique aqui e entenda o…”.
Melhor ainda é você entrar em conexão com o seu público sobre o tema horas antes de postar o conteúdo no feed, para instigar curiosidade e desejo de entender um assunto que, muitas vezes, ninguém tinha parado para pensar.
Não deixe de usar esses recursos
Aproveite o que esse ambiente pouco explorado oferece, use hashtags – falamos disso nesse post – e coloque localização em todos os posts, atraindo maior visibilidade de pessoas que realmente querem saber sobre o seu nicho e que têm interesse ou disponibilidade de frequentar o seu negócio caso tenha comércio físico.
Principalmente se você faz stories no seu local de trabalho, daí é uma excelente oportunidade de humanizar o seu negócio mostrando o seu ambiente e a rotina de quem está com você (claro, se elas permitirem)!
Ação 2: Responda pessoas
Eu sei que o Instagram gosta de pessoas que interagem, pois assim ele dá maior alcance ao post principalmente enquanto ele está fresquinho na postagem. E eu sei, também, que você gosta de ver o Instagram trabalhando para você.
Para curtir é só dar um clique (ou dois em cima do post, para formar um coração rapidinho), salvar é outro clique rápido e, compartilhar um post no stories ou mandar para alguém é simples também.
A área dos comentários é terreno fértil para novas ideias e conexões e você deve estar ciente dessa obviedade: ninguém precisa necessariamente perder um tempinho pensando e digitando para você ler alguma coisa, então se alguém fez isso no seu post, valorize! Responda pessoas o quanto antes, agradeça, peça opinião ou sugestão do que gostariam de saber sobre isso se for o caso, ou, apresente conteúdos parecidos caso tenha feito. Pessoas gostam de receber atenção, se você valorizar uma pessoa que já tem interesse no que você faz, ela vai voltar!
Ação 3: Frequência e rotina
Com qual frequência você costuma fazer stories e posts? Independente da resposta, não existe um número ideal e, apesar de isso dar uma certa insegurança, na verdade isso só reforça aquilo que a rede é (mais uma obviedade posta na mesa): social. Não há receita que esteja pronta para ser aplicada no seu perfil mas você pode sinalizar para o Instagram que gosta dele, frequentando e interagindo mais.
E para ninguém sofrer com ansiedade sem saber o que fazer, ter uma rotina principalmente para a publicação de posts ajuda bastante. Conforme o tempo que for fazendo, você pode comparar as diferentes frequências que teve desde quando começou, assim você se planeja melhor sobre a quantidade de posts que pode fazer na semana e quais dias são melhores para serem publicados, através do Analytics e Insights que a plataforma oferece para perfis comerciais ou produtores de conteúdo.
Dica extra!
Não esqueça de ter a rotina de limpeza mensal em observar posts antigos e interessantes que podem ser publicados com um formato mais atrativo; Posts que você salvou e não estão dentro de pastas e pessoas que você segue e já não faz mais sentido para você, por exemplo.
Agora que você já tem maior conhecimento sobre como agir no seu Instagram, siga-nos por lá para ser notificado com mais dicas! @alma9mkt.