O que é Marketing Digital e como aplicar no seu negócio

Se você está nesta página é porque está buscando saber o que é o marketing digital do qual parece que todos falam hoje em dia, certo?

Talvez você pense que o marketing para ser digital é apenas montar um blog, site ou até mesmo uma Fanpage (página no Facebook) para então começar a realizar vendas no mundo inteiro, saiba que não, a verdade passa muito longe disso, inclusive.

Agora, se você está buscando ferozmente entender o que realmente é o marketing digital, o seu conceito, as ferramentas que você pode utilizar e melhor, por onde começar, continue lendo, pois esse artigo é ideal para você!

Marketing digital: tão importante quanto saber usar é saber o conceito

Bem, o primeiro passo para que você consiga saber realmente o que é marketing digital é analisando a sua definição. Afinal, tão importante quanto saber utilizar o marketing é saber o seu conceito.

Isso porque o marketing digital está longe de ser fácil, então você precisa entender passo a passo para que consiga ter mais resultado com o seu ecommerce ou até mesmo com a sua loja física (isso mesmo, dá pra usar o marketing online para uma empresa física local).

E, para que você consiga entender a fundo o conceito de marketing digital, saiba que o primeiro passo é entender a Jornada do Consumidor, para isso vou exemplificar através do processo de compra de uma televisão, ok?

Exemplo: processo de compra de uma televisão

  • O seu primeiro pensamento para comprar uma televisão não está em ir para uma loja, seja ela física ou online, mas em procurar informações como a marca, o modelo e custo-benefício no Google ou em qualquer outro motor de busca.
  • Encontrando a televisão que deseja, você então irá começar a buscar pelos melhores preços, comparando de loja para loja e analisando até se é mais válido comprar uma televisão similar que está pela metade do preço.

E isso tudo é realizado pela internet!

  • Somente depois desse processo inteiro é que você, então, decidirá se é mais vantajoso comprar logo pela internet, que você já está acessando, ou ir numa loja ver as possibilidades e promoções que te aguardam por lá.

Posso ser sincero? Quase sempre a compra é realizada pela internet, inclusive, segundo o site O Globo, de cada mil pessoas 38,2% fazem suas compras online contra 30,9% que dizem comprar pelas lojas físicas.

Aplicando o marketing digital na sua empresa

Voltando para a realidade e sem pensar em você como interessado em comprar uma TV, mas como dono ou gerente de um ecommerce ou loja física que esteja inserida no online, você poderia estar dentro de algum processo de compra de algum consumidor que viu na sua loja uma oportunidade, não poderia?

E sabe esse conjunto de ações que você pode fazer por meios digitais para promover sua marca e empresa e, assim, estar dentro de um processo de compra de algum consumidor? Então, isso se chama marketing digital.

Exatamente por esse motivo o marketing digital é considerado uma grande oportunidade para que empresas, assim como a sua, reforcem suas marcas e consigam multiplicar vendas, visto que cerca de 60% da compra é feita antes mesmo do consumidor entrar em contato com o vendedor, como você viu na situação da televisão.

As pessoas querem analisar os produtos e serviços por conta própria, a internet possibilita isso. E com isso, você pode ter vantagens na escolha do consumidor por utilizar o marketing digital.

As principais técnicas e estratégias do marketing digital

Agora que não te resta mais dúvidas sobre o que é o marketing digital, nada mais justo do que saber quais são as técnicas e estratégias mais utilizadas para aplicar no seu negócio, certo? Então vamos a elas:

Marketing de conteúdo (Inbound Marketing)

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, consiste no entendimento da persona e da jornada de consumo.

Através da análise deste dois itens, os profissionais de marketing conseguem elaborar um planejamento de publicações com conteúdos ricos, que são direcionados a cada etapa do funil de vendas.

OBS: É a técnica que estamos utilizando nesse artigo, pois tem como objetivo te educar e informar sobre o assunto, fazendo com que você respeite nossa marca e nos tenha como referência.

Redes Sociais

As principais redes sociais devem ter presença obrigatória em qualquer estratégia de marketing digital, mas sempre levando em consideração a persona da empresa, que definirá qual rede social e qual tipo de conteúdo deve ser criado para gerar valor para a persona em questão.

As redes sociais servirão de apoio na maioria das fases de uma estratégia bem sucedida, uma vez que pode auxiliar na etapa de atração dos potenciais clientes para o site, além de serem muito efetivas em campanhas de remarketing.

OBS: Remarketing é um tipo de campanha que visa impactar usuários que já fizeram algum tipo de ação no site, como preencher um formulário, baixar um ebook, se inscrever na newsletter, entre outras.

Email Marketing

Se você pensa que Email Marketing é disparar ofertas por email para a sua lista é muito importante rever este conceito. Na verdade trata-se de um ponto de contato íntimo de relacionamento, que deve ser nutrido frequentemente com assuntos de interesse da sua persona.

Através de uma boa estratégia de Email Marketing é possível criar um relacionamento que ajude o cliente com suas dores e coloque a sua empresa como primeira opção quando ele decidir resolver essa dor.

Marketing de Busca

Existem ferramentas que nos mostram como e o que as pessoas estão pesquisando na internet e, através destas análises, é possível produzir conteúdos novos ou melhorar as páginas existentes no site, visando atingir exatamente o que os usuários estão busncando.

Otimização de Conversões

O principal ponto a se considerar ao usar o marketing digital é que praticamente toda ação e investimento pode ser facilmente mensurado, inclusive os tipos de conversão do site, seja visitas, cadastros ou vendas.

E tudo que pode ser medido, pode ser melhorado! É aqui que entram as otimizações. Você pode alterar os seus anúncios que não estão trazendo os resultados desejados, por exemplo.

Então o objetivo do marketing digital é apenas vender pela internet?

Você está enganado se acha que o marketing digital tem o intuito de apenas realizar vendas. Vamos analisar a definição do pai do marketing, Philip Kotler:

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado – alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificando o potencial lucro.”

Na verdade, os objetivos do marketing digital são claros. Não é apenas vender mais, mas conseguir fidelizar clientes, ampliar a visibilidade da sua marca, produtos e serviços.

Além disso, têm como objetivo também gerenciar sua marca, construir uma boa relação empresa-consumidor, educar o mercado e ainda, estimular seus colaboradores.

Viu como “vender mais” acaba sendo mais uma consequência do que o principal objetivo? Com o marketing digital você consegue estar mais próximo do seu consumidor, fazendo com que ele seja fiel e te tenha como referência de compra na área em que atua.

Conclusão: que ferramentas de marketing digital posso utilizar no meu negócio?

O marketing digital não é simples e possui muitos processos, mas existem algumas ferramentas que podem facilitar e muito o seu dia a dia.

Essas ferramentas servem para te auxiliar em várias situações, como na pesquisa de palavras-chave, na análise de métricas e também no email marketing. Dá só uma olhada nas principais ferramentas:

  • SemRush: é uma das ferramentas mais completas para que você consiga monitorar o desempenho das palavras-chaves orgânicas;
  • RD Station: é uma ferramenta que te ajuda no envio e automação de emails, com foco em relacionamento e nutrição de leads;
  • Leadlovers: semelhante ao RD Station é uma ferramenta que ajuda a criar fluxos de nutrição dos leads, automação e disparo de emails segmentados;
  • Survey Monkey: é uma ferramenta que possibilita que seus clientes recebam questionários e assim, você consegue saber o que as pessoas estão pensando sobre o seu negócio;

Conclusão: chegou a sua vez te ter sucesso nos seus negócios com o marketing digital

Depois desse verdadeiro guia sobre o marketing digital, agora é sua vez. Várias ferramentas surgem quase que diariamente no marketing digital, então sempre busque aprendizado e conhecimento para implementar no seu negócio e, assim, ser sempre a primeira opção de consumidores na área em que você atua.

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Vinícius Costa

CEO | Marketing

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