O ecommerce deve fechar 2017 com 15% de crescimento em relação ao ano passado – de acordo com previsões da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Assim, muitas empresas que ainda não atuam nesse segmento estão de olho nesse crescimento, obviamente, para aumentar o seu faturamento.
Porém, para entrar nesse meio é essencial contar com um planejamento intenso, de preferência com a assessoria de uma empresa especializada nesse tipo de transação. Para desenvolver é fundamental uma profunda pesquisa e planejamento – para que a empresa consiga seus objetivos nesse meio que cresce e conta com muita concorrência
O planejamento requer o desenvolvimento de um plano de negócio sólido, além de um plano de marketing voltado com antecedência para o negócio ir a frente.
Esse planejamento estratégico de marketing digital para ecommerce tem de conter ainda objetivos totalmente claros e definidos. Trata-se de um dos pontos mais importantes quando a intenção é o processo de desenvolvimento de um ecommerce.
É preciso ainda contar com um planejamento estratégico que deve contar com desenvolvimento, manutenção e controle entre as metas e os recursos disponíveis nessa empresa.
Mas afinal, como montar então um planejamento estratégico para entrar no meio do ecommerce, de maneira a conduzir o seu novo negócio à frente dos concorrentes?
Confira algumas das características que esse planejamento estratégico deve ter:
O que um planejamento estratégico precisa ter para que você alavanque seu negócio?
1. Defina o seu objetivo
Obviamente, antes de qualquer outra coisa a empresa precisa saber onde quer chegar e o que alcançar. Isso porque é fundamental trabalhar em direção exata do que você está pretendendo realizar.
Assim, para ter sucesso com ecommerce, no planejamento estratégico precisa existir um conjunto de metas intermediárias para que os objetivos sejam cumpridos, porque se as metas do projeto mudarem toda estratégia também mudará e assim será mais fácil defini-las.
É importante que as metas sejam estabelecidas respondendo algumas perguntas, como:
– O que estamos procurando alcançar?
– Como saberemos quando tivermos conseguido isso?
E para isso, a empresa, em seu planejamento estratégico, deve fixar metas alcançáveis e mensuráveis.
Quanto aos objetivos, a empresa deve defini-los com base no desempenho do seu passado e com estratégias de negócios. As metas devem ser viáveis, não adianta colocar metas surrealistas, que o planejamento estratégico inevitavelmente irá falhar.
2. Entenda a sua Persona
Essa é uma parte também muito importante do planejamento estratégico para quem quer adentrar no universo de vendas virtual. É uma forma de definir o seu público-alvo e com quem você falará e venderá, principalmente se você pretende usar outras ferramentas do Marketing Digital, juntamente com o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing.
Para criar as suas personas, procure um mercado geral e depois delimite os personagens em subgrupos. Assim você terá mais fácil a criação de sua persona. Não é preciso ter um grupo somente de personas, é provável que você chegue a subgrupos e terá, posteriormente, de trabalhar com elas com estratégias diferenciadas.
Outro fator importante que irá ajudar a formar seu planejamento estratégico é saber exatamente onde seu mercado-alvo e, mais especificamente sua persona está.
Quais blogs, jornais, revistas, eventos, aplicativos, lojas, canais de televisão que eles usam? Aonde eles vão fora do trabalho? Onde é que eles gostam de ir para o almoço? Isto é importante para direcionar suas campanhas de forma a atingir prontamente seu público.
3. Plano de atração
Como você irá atrair visitantes ao seu site? O ideal é dividir as campanhas em áreas separadas, como planejamento estratégico de canais em andamento e campanhas pontuais e certeiras. Veja o que significa essas campanhas:
– Em andamento: atinge os os canais de comercialização do ecommerce usados para comercializar seus produtos, tais como Adwords ou recomendações de e-mail marketing. Você vai otimizar a cópia e direcionamento ao longo do tempo e testar novas ideias, mas normalmente todos eles giram em torno de um tema similar.
– Campanhas pontuais: elas duram apenas um período de tempo e são utilizadas em numerosos canais usando a mesma mensagem. Elas são projetadas especificamente para alcançar objetivos específicos, tais como o aumento da aquisição de novos clientes ou engate de acionamento por bater em pessoas de inúmeros pontos de contato ao longo de um período relativamente curto de tempo.
Um exemplo de campanha pontual é quando você usaria tal campanha seria algo como um lançamento de produto novo, uma venda ou uma grande competição que você está executando.
4. Planejamento estratégico para ecommerce e conversão
É aqui que você fará melhorias no seu processo de vendas. A empresa pode melhorar sua conversão transformando novos visitantes em clientes, ou aumentando a conversão de visitantes em clientes potenciais.
5. Métricas de sucesso
As métricas de sucesso contribuirão muito para a empresa mensurar o sucesso global de seu planejamento estratégico.
Essas informações são úteis para você otimizar o seu plano de marketing, o seu retorno de investimento e seu fluxo de caixa. As métricas devem estar diretamente relacionadas aos seus objetivos iniciais do planejamento estratégico.
E fazer um planejamento estratégico de marketing digital é essencial para garantir que você irá caminhar em um rumo mais realizável na sua empresa. Também, é claro, é fundamental para ficar por dentro do planejamento financeiro.
Depois do planejamento você sabe quais são os passos essenciais para entrar no mundo do ecommerce? Preparamos um artigo com os 10 passos fundamentais para criação de ecommerce.
Aproveite e comece agora mesmo o seu projeto com um planejamento estratégico alinhado com seus objetivos.
Caso tenha alguma dificuldade no planejamento ou execução das etapas para a criação de sua loja virtual, procure um profissional de marketing capacitado para lhe auxiliar.