Você disse: ganhar dinheiro na internet?
Então esse artigo é para você, que está ciente do potencial de empreender no ambiente online, mas não sabe por onde começar.
Para te ajudar a situar-se no meio de tantas opções de produtos e plataformas, nós mostraremos quais características mais importantes – tudo mastigadinho – das 5 principais formas de vender na internet. Este conteúdo, com certeza, será uma excelente introdução que te orientará na escolha de como começar a lucrar, tendo produtos em mão, ou não!
1- Loja virtual
Uma loja virtual é um ambiente pensado para a realização de vendas e compras online. Hoje, todos concordam que ter um negócio na internet agora é quase lei, pois a concorrência de diversas áreas e em diversas plataformas são cada vez maiores.
Para se destacar na internet, você precisa saber escolher o que pretende vender: há alguma área que mais gosta ou domina? O que está mais sendo buscado no mercado ultimamente? Aproveite a escolha do que irá comercializar e já faça a pesquisa de concorrência.
Feito isso, os próximos passos são a criação do nome (deve ser fácil de pronunciar e memorizar) e o logotipo com cores predominantes do seu negócio.
Em qual plataforma seus produtos serão vendidos? Sabe como otimizá-los?
Existem muitas opções de plataforma de vendas para um e-commerce, você deve prestar atenção no custo benefício e nas funcionalidades oferecidas. Após esse processo, dedique um tempo planejando a customização da sua loja virtual, que ajudará a marcar o seu território virtual e a propagar a marca, sendo um passo essencial para que o seu espaço seja lembrado.
Dica importante: Adote boas práticas de SEO, inclua as palavras-chave mais usadas pelos clientes em suas buscas nas descrições dos produtos.
É imprescindível ter clareza na política de privacidade e atender todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados, que penaliza os negócios online ausentes do cumprimento de normas necessárias que mantêm os usuários cientes de onde estão indo os seus dados.
Planos de marketing
Há um valor indispensável que você deve separar para investir nas estratégias do seu negócio e que facilitará a fidelização de clientes: ações de comunicação, divulgação da loja, anúncios online, promoção de publicações nas redes sociais e etc.
Pense a longo prazo e fique atento(a) as datas e feriados comemorativos para planejar companhas, ofertas e expandir a sua marca nos momentos certos.
2- Afiliado
Que tal ganhar dinheiro enquanto vende produtos e serviços de outras pessoas? Hoje, muitas plataformas oferecem gratuitamente programas de afiliação e até sem a necessidade de criar uma página de vendas.
Não há limite de afiliações para ganhar comissões. Mas se quiser começar bem nessa área, a dica é escolher o nicho que seja sua praia e selecionar um produto de ticket baixo, pois convertem melhor e são ideais para iniciantes.
Atenção: o canal de vendas influencia bastante.
Há produtos que vendem mais no Facebook, outros já são bem mais interessantes em conteúdo para blogs quando fazem parte de um estilo de vida por exemplo, e quem dirá que a divulgação do uso de um produto que está na moda não fará sucesso no TikTok? Você deve se atentar sobre onde está o público em potencial para vendas antes de investir no marketing em plataformas aleatórias.
3- Marketplace
Já pensou em vender no mesmo espaço que empresas grandes como Magazine Luiza, Shopee, Americanas e ter acesso aos clientes deles? É como estar presente em um shopping online, que se responsabiliza por gerenciar o pagamento, frete do produto, marketing, oferecendo até mesmo garantia em muitos casos, tudo isso com zero investimento inicial. Porém, com cobrança de comissões (em percentual) sobre cada venda realizada pela loja parceira.
Para encontrar o marketplace certo para o seu negócio é preciso fazer uma rica pesquisa, pois entender o ambiente e o público é necessário para a realização de estratégias de vendas. Nesse link há a lista completa de marketplaces no Brasil, dá uma olhadinha!
E como se destacar no meio de tantas lojas?
Nessa etapa, você deve otimizar cadastros de produtos que se destacam nas buscas e no Google Shopping e, prestar atenção no que pode influenciar para que o cliente adquira o seu produto ao invés de outro igual ou parecido na mesma plataforma.
Se você tem uma marca, pode dobrar o alcance e atrair novas conversões ao estar presente em mais de um marketplace. Mas fique atento com o gerenciamento dessa ferramenta, porque há itens que demandam atenção: fluxo de caixa, precificações, prazos de manuseio e entrega, estoque e contato direto com o consumidor.
4- Dropshipping
Imagina só você poder vender em uma loja sem estoque?! Calma, já vou explicar como isso funciona.
Você, empreendedor, será basicamente responsável pelo marketing e vendas, enquanto todos os processos de estoque e logística serão de responsabilidade de quem detém os produtos. Neste estilo de vendas, o vendedor não manipula o produto, apenas recebe uma parcela de lucros como motivador da compra. Assim, torna-se possível fechar grandes vendas sem as preocupações naturais do pós-venda.
Portanto, o investimento inicial é baixo, podendo começar de forma mais rápida que as outras opções e aproveitar o benefício da não obrigatoriedade de um espaço físico.
Porém, esse segmento é conhecido como “lobo em pele de cordeiro”, visto pela margem baixa de lucro, já que os ganhos são realizados por meio de comissões e a remuneração por cada item tende a ser pequena.
É preciso ter conhecimento de qual o melhor fornecedor para o seu negócio, visto que há variação nos custos de envio. Também, preparar estratégias de marketing e publicidade para firmar a sua marca e investir nos lugares certos.
5- Info produtor
Se você se surpreendeu em entender como é possível vender sem estoque, agora irá saber de outra forma de ganhar dinheiro sem ter estoque: os info produtos.
Os info produtos são produtos digitais que podem ser disponibilizados gratuitamente ou para compras, apresentam conteúdo rico e didático para agregar valor ao usuário que adquire.
O info produtor pode, a partir do seu conhecimento e criatividade, ajudar as pessoas por meio de aplicativos, ebook ou audiobooks, podcasts (muito em alta ultimamente), newsletters (conteúdo no –e-mail periodicamente), screencasts (tela do computador gravada ensinando algo) e vídeo aulas.
Trabalhar com o que gosta e ter alto ganho financeiro são possibilidades muito atraentes, mas se uma boa estratégia não for feita, cuidado: a sensação de perda de tempo é real e desagradável. Pensando nas possibilidades de conteúdos que podem ser criados para vendas, leve em consideração o nível de interesse do assunto pelas pessoas na atualidade, além de saber qual a comunicação a ser utilizada para abordar a teoria de forma habilidosa e, ao mesmo tempo, esteja ciente da demanda e sobre até onde as pessoas conhecem o assunto, quais suas dúvidas e comentários que têm feito.
Divulgação e venda do info produto
Quem costuma acompanhar o assunto abordado está, geralmente, em qual rede social? É uma boa pergunta para começar a pensar onde divulgar. Você pode alimentar seu próprio blog ou participar de grupos onde costumam conversar sobre o assunto para compartilhar informações ricas antes de propagar a venda do info produto, ou, fazer o mesmo através do e-mail marketing: enviando materiais ricos de qualidade e mantendo o foco até o momento de ofertar a venda para o usuário, assim as chances de ele comprar serão mais altas.
E que tal participar de um programa de afiliados? É só voltar no segundo tópico para entender melhor, se colocando no lugar do produtor.